Curso: Visita Educativa Estruturada a Escolas e Seminários de Formação

Data: 10 a 16 de março de 2024
Local: Estocolmo, Suécia
Organização: English Matters

Descrição do Curso: O curso “Visita Educativa Estruturada a Escolas e Seminários de Formação” oferece uma semana intensiva de atividades em Estocolmo, Suécia, com o objetivo de proporcionar uma compreensão profunda do sistema educacional sueco e suas abordagens pedagógicas. O programa inclui encontros educacionais com escolas, projetos de aprendizagem em campo e seminários sobre a dimensão europeia da educação.

Objetivos do Curso:

1. Compreensão do Sistema Educacional Sueco:
    • Explorar os princípios, estrutura e quadro do sistema educacional na Suécia.
    • Analisar metodologias e práticas educacionais eficazes.
  2. Projetos de Aprendizagem em Campo:
    • Participar de projetos de aprendizagem em campo que exploram a sociedade e a cultura suecas.
    • Utilizar a metodologia “Contexts4Content” para integrar o contexto cultural e histórico nas práticas de ensino.
  3. Encontros Educacionais com Escolas:
    • Realizar estudos de caso através de encontros com escolas locais, focando na organização educacional e gestão da aprendizagem.
    • Observar e refletir sobre diferentes abordagens pedagógicas.
  4. Desenvolvimento Profissional e Reflexão:
    • Utilizar ferramentas para reflexão sobre a aprendizagem e desenvolvimento profissional.
    • Trabalhar autonomamente na elaboração de portfólios de aprendizagem.
  5. Dimensão Europeia e Estratégias de Disseminação:
    • Discutir a dimensão europeia da educação e desenvolver estratégias de disseminação dos conhecimentos adquiridos.
    • Avaliar o programa e refletir sobre a aprendizagem adquirida ao longo do curso.

Cronograma do Curso:

Domingo, 10 de março de 2024:

• 15:00-20:00: Introdução
    • Dimensão Europeia I: Princípios, Estrutura, Quadro.
    • Dimensão Europeia II: Introdução à Suécia.
    • Quadro para Encontros Pedagógicos com Escolas.

Segunda-feira, 11 de março de 2024:

• 9:30-12:00: Projeto de Aprendizagem em Campo “Contexts4Content”: Imagens da Sociedade Sueca.
  • 14:00-18:00: Sistema Educacional na Suécia
    • Abordagem “Contexts4Content”.
    • Ferramentas para Reflexão sobre a Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional.
    • Organização dos Encontros Educacionais com Escolas.

Terça-feira, 12 de março de 2024:

• 9:00-12:30/13:00: Encontro Educacional com Escola: Organização Educacional e Gestão da Aprendizagem.
  • Tarde: Trabalho Autônomo no Portfólio de Aprendizagem.

Quarta-feira, 13 de março de 2024:

• Tarde: Trabalho Autônomo no Portfólio de Aprendizagem.

Quinta-feira, 14 de março de 2024:

• 14:30-16:30: Projeto de Aprendizagem em Campo “Contexts4Content”: Suécia Marítima do Século XVII – Vasamuseet.

Sexta-feira, 15 de março de 2024:

• 10:00-18:00: Projeto de Aprendizagem em Campo “Contexts4Content”: Património Cultural Sueco em Uppsala.
    • História Sueca do Século VI aos túmulos de Linnaeus no Século XVIII.

Sábado, 16 de março de 2024:

• 8:30-12:30: Dimensão Europeia e Estratégias de Disseminação.
    • Reflexão Final sobre a Aprendizagem Adquirida.
    • Apresentação dos Portfólios de Aprendizagem.
    • Avaliação do Programa.