“SDG, ICT and Cultural Heritage” – 5 a 11 de Março de 2023

Esta mobilidade que denominámos como “ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), TIC e Património Cultural” foi concebida para ajudar os nossos alunos a desenvolver competências-chave relacionadas com: Cidadania ativa; Consciência e expressão cultural; Competências interpessoais e capacidade de adotar novas competências; e Multilinguismo.

Para isso, foram concebidas várias atividades que os nossos alunos realizaram juntamente com os alunos de outros países. As atividades incluiram uma caça ao tesouro dos ODS no Parque Trenor; Workshop sobre os ODS – Campanha de apoio aos ODS; Workshop Lego Spike Prime (Sessão I: Introdução + Sensores); Workshop sobre os ODS – Isolamento térmico na construção de casas; Workshop sobre os ODS – Cortador laser e gravura. Design de um porta-chaves; Limpeza da praia: Vamos manter as nossas praias limpas; Workshop de artes – Decoração do lema da escola para a “Falla” da nossa escola e, por fim, Workshop de artes – Criação de arte através da reciclagem – Moldura para fotografias.

Foram também preparadas visitas culturais à cidade de Torrent, ao Oceanogràfic, à Exposição de Ninots e à Cidade das Artes e das Ciências, uma visita ao Casal Artista Fallero, ao Parque Nacional de Albufera e uma visita guiada de bicicleta à “Casa Demanà”.

Para terminar, foi realizada uma Festa de Despedida, com pratos tradicionais e animação para todos os participantes.

Com todas estas atividades, esperamos que os alunos sejam capazes de desenvolver as competências-chave que mencionámos.

Este grupo de alunos foi composto por quatro raparigas e dois rapazes, com onze ou doze anos de idade. Neste momento, estão no 5º e 6º anos do currículo português e seguem um percurso regular neste currículo. Todos os alunos falam pelo menos uma língua estrangeira, neste caso o inglês.