Atenas, Grécia, 5 e 9 de setembro de 2022

O curso de formação Erasmus+ “STE[A]M in Classroom – Multiple Intelligences – Gamification – Microlearning – Flipping Classrooms – CLIL”, frequentado por um grupo de quatro professores de História, Português e Inglês, foi dinamizado em Glyfada – Atenas, Grécia, no período compreendido entre os dias 5 e 9 de setembro de 2022. Ao selecionar esta ação de formação, este grupo de docentes almejava ter uma experiência enriquecedora e benéfica para o seu desenvolvimento profissional. Com a sua frequência puderam aperfeiçoar as suas práticas, aprofundando conhecimentos em diferentes metodologias/ abordagens pedagógicas: microlearning, gamification, flipping classrooms, Content and Language Integrated Learning (CLIL). Durante cinco dias tiveram uma experiência edificante, pois adquiriram novas competências, através da exploração de abordagens pedagógicas inovadoras, as quais permitirão promover ambientes de aprendizagem mais estimulantes e inclusivos para os alunos. Ao fazê-lo estão a estimular o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Mais ainda, a frequência desta formação ajudou este grupo de docentes a encontrar sinergias que permitem, mais facilmente, combinar a aprendizagem de conteúdos específicos com o ensino de uma língua estrangeira, aspeto crucial para se promover uma educação globalizada e para se preparar os alunos para os desafios do mundo atual. Com a utilização de metodologias ativas, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais envolvente, motivador e eficiente. 

Por fim, há a realçar que, pelo facto de o curso ter sido dinamizado num país diferente, houve a oportunidade de imersão num ambiente culturalmente diverso, o que proporcionou a estes professores uma experiência única, ampliando a sua compreensão e sensibilidade intercultural. A interação com outros colegas, oriundos de diferentes países e contextos educacionais, contribuiu para uma salutar troca de ideias, perspetivas e melhores práticas. Em síntese, esta vivência multicultural foi, sem dúvida, uma oportunidade valiosa para promover e partilhar não só saberes e experiências pedagógicas, mas também valores, como a empatia, a tolerância e o respeito pela diversidade, princípios para professores genuinamente comprometidos com uma educação inclusiva e globalizada.