26-062023 a 01-07-2023, Soverato – Itália

MEDIA EDUCATION + VIDEOMAKING@SCHOOL Classrooms in action and digital storytelling combina os fundamentos da MIL (Literacia Mediática e de Informação) e Produção de Vídeos. A Produção de Vídeos ou Narrativa Digital, de acordo com a atual transformação digital em curso, é atualmente uma ferramenta muito poderosa para ensinar, educar e envolver. Existem uma infinidade de ferramentas e aplicativos para criar esses projetos, permitindo que os estudantes obtenham uma compreensão mais profunda da história ao explorarem a forma mais eficaz de recontá-la, bem como aprimorarem a expressão de pontos de vista, estimulem a criatividade, o pensamento crítico e as reflexões sobre questões sociais.
Esta formação é projetada para todos que desejam aprofundar os conhecimentos sobre a criação de conteúdo audiovisual, oferecendo uma abordagem prática na criação de um produto audiovisual em suas 3 principais fases: pré-produção, produção e pós-produção. Neste curso, são abordados os aspetos práticos do planejamento das filmagens, captura de imagens, edição e publicação online para o público mundial.
CONTEÚDOS:
Módulo 1: O cenário atual do uso da produção de vídeos na comunicação e na educação. Educação mediática e literacia mediática. Ligação entre vídeos e narrativas digitais. Noções básicas de produção de vídeos e o storyboard.
Módulo 2: Ferramentas diferentes, objetivos diferentes, qualidades diferentes na produção de vídeos.
Módulo 3: Início do workshop prático de produção de vídeos. Diferentes tipos de filmagens e técnicas.
Módulo 4: Produção de áudio na produção de vídeos.
Módulo 5: Organização dos materiais e planeamento do vídeo. Vídeos com propósito educativo. Competências em vídeo em ação. Parte exterior.
Módulo 6: Trabalho na produção de vídeos.