Curso: Visita Educativa Estruturada a Escolas e Seminários de Formação

Data: 3 a 9 de março de 2024
Local: Reykjavik, Islândia
Organização: Não especificada

Descrição do Curso: O curso “Visita Educativa Estruturada a Escolas e Seminários de Formação” oferece uma semana de atividades intensivas em Reykjavik, Islândia, com o objetivo de proporcionar aos participantes uma compreensão profunda do sistema educacional islandês e da sua abordagem pedagógica. Este programa inclui encontros educacionais com escolas, projetos de aprendizagem em campo e seminários sobre a dimensão europeia da educação.

Objetivos do Curso:

1. Compreensão do Sistema Educacional Islandês:
    • Explorar os princípios, estrutura e quadro do sistema educacional na Islândia.
    • Analisar metodologias e práticas educacionais eficazes.
  2. Projetos de Aprendizagem em Campo:
    • Participar de projetos de aprendizagem em campo que exploram a história e geografia da Islândia.
    • Utilizar a metodologia “Contexts4Content” para integrar o contexto cultural e histórico nas práticas de ensino.
  3. Encontros Educacionais com Escolas:
    • Realizar estudos de caso através de encontros com escolas locais, focando na organização educacional e gestão da aprendizagem.
    • Observar e refletir sobre diferentes abordagens pedagógicas.
  4. Desenvolvimento Profissional e Reflexão:
    • Utilizar ferramentas para reflexão sobre a aprendizagem e desenvolvimento profissional.
    • Trabalhar autonomamente na elaboração de portfólios de aprendizagem.
  5. Dimensão Europeia e Estratégias de Disseminação:
    • Discutir a dimensão europeia da educação e desenvolver estratégias de disseminação dos conhecimentos adquiridos.
    • Avaliar o programa e refletir sobre a aprendizagem adquirida ao longo do curso.

Cronograma do Curso:

Domingo, 03 de março de 2024:

• 15:00-19:30: Registo e Introdução
    • Dimensão Europeia I: Princípios, Estrutura, Quadro.
    • Dimensão Europeia II: Introdução à Islândia.
    • Ferramentas para Reflexão sobre a Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional.
    • Quadro para Encontros Pedagógicos com Escolas.

Segunda-feira, 04 de março de 2024:

• 08:30-11:00: Sistema Educacional na Islândia e Metodologia “Contexts4Content”.
  • 12:00-18:30: Projeto de Aprendizagem em Campo “Contexts4Content”: Rumo aos Primeiros Colonos Vikingos e Maravilhas Geológicas (Círculo Dourado: Þingvellir, Geysir, Gullfoss).

Terça-feira, 05 de março de 2024:

• 09:00-12:30/13:00: Estudo de Caso I: Encontro Educacional com Escola (Organização Educacional e Gestão da Aprendizagem).
  • Tarde: Trabalho Autônomo no Portfólio de Aprendizagem.

Quarta-feira, 06 de março de 2024:

• 09:00-12:30/13:00: Estudo de Caso II: Encontro Educacional com Escola (Organização Educacional e Gestão da Aprendizagem).
  • 14:30-16:30: Projeto de Aprendizagem em Campo: A Formação da Nação Islandesa.

Quinta-feira, 07 de março de 2024:

• 09:00-12:30/13:00: Estudo de Caso III: Encontro Educacional com Escola (Organização Educacional e Gestão da Aprendizagem).
  • Tarde: Trabalho Autônomo no Portfólio de Aprendizagem.

Sexta-feira, 08 de março de 2024:

• 08:30-18:30: Projeto de Aprendizagem em Campo “Contexts4Content”: Colunas de Basalto e Formações Rochosas (Costa Sul da Islândia: Reynisfjara, Skógafoss, Sólaheimasandur).

Sábado, 09 de março de 2024:

• 09:00-13:00: Dimensão Europeia e Estratégias de Disseminação.
    • Reflexão Final sobre a Aprendizagem Adquirida.
    • Apresentação dos Portfólios de Aprendizagem.
    • Avaliação do Programa.