Informações sobre a Mobilidade de Aprendizagem:

• Campo: Educação escolar
  • Tipo de atividade: Mobilidade de aprendizagem de curta duração para alunos
  • Modo: Presencial
  • Data de início: 26/11/2023
  • Data de término: 09/12/2023

Partes Envolvidas:

• Participantes: Ana Rita da Silva Marques, Margarida Furtado Ferreira Ribeiro Vaz, Miguel Ferreira Soares, Pedro dos Santos Florindo
  • Organização de envio: Colégio Atlântico, Seixal, Portugal
  • Organização de acolhimento: Integrierte Gesamtschule Nieder-Olm, Alemanha

Resultados de Aprendizagem Esperados Comuns:

1. Língua Inglesa: Aumentar a confiança e a prática da língua, melhorando a compreensão auditiva, leitura e expressão escrita.
  2. Competências Sociais: Desenvolver competências sociais em contextos internacionais.
  3. Resolução Prática de Problemas: Identificar e resolver problemas do quotidiano e de viagem.
  4. Motivação Escolar: Melhorar notas e reconhecer a importância dos estudos nacionais e internacionais.
  5. Dimensão Europeia: Compreender culturas e diversidade europeia.

Resultados de Aprendizagem Específicos:

• Ana Rita: Experiência de trabalho com professores de Biologia e Matemática.
  • Margarida Vaz: Experiência de trabalho com professores de Biologia e Matemática.
  • Miguel Soares: Experiência de trabalho com professores de Química e Biologia.
  • Pedro Florindo: Experiência de trabalho com professores de Química e Biologia.

Programa de Aprendizagem e Tarefas Comuns:

1. Viagem:

• Descrição:
    • Os alunos planearam e executaram a viagem das suas cidades natais até à nova localização, utilizando informações limitadas. Orientaram-se em um ambiente desconhecido e encontraram a rota mais adequada para chegar à escola.

2. Assistência às Aulas:

• Descrição:
    • Durante duas semanas, os alunos participaram das aulas numa turma estrangeira, seguindo o cronograma escolar local.

3. Vida Social:

• Descrição:
    • Os alunos foram incentivados a interagir com jovens locais da mesma idade, explorando as diferenças e semelhanças culturais.

4. Vida Cotidiana:

• Descrição:
    • Em grupos, os alunos planearam, fizeram compras, cozinharam e cuidaram de uma casa durante duas semanas. Esta atividade incluiu a elaboração e o seguimento de um orçamento, a resolução de problemas domésticos diários e a gestão de tarefas partilhadas.

5. Cooperação:

• Descrição:
    • Os alunos aprenderam a prevenir e resolver possíveis conflitos dentro do grupo, promovendo um ambiente colaborativo e harmonioso.

Atividades e Tarefas Específicas:

Ana Rita:

• Biologia:
    • Participou num programa de mentoria com professores de Biologia, desenvolvendo habilidades práticas, metodologias de ensino e colaborando na criação de materiais suplementares. Esta experiência visou melhorar a compreensão dos conceitos biológicos e a capacidade de comunicação científica.
  • Matemática:
    • Envolveu-se em sessões de planeamento de aulas com professores de Matemática, discutindo metodologias de ensino inovadoras e colaborando na criação de materiais suplementares para atividades em sala de aula.

Margarida Vaz:

• Biologia:
    • Colaborou com professores de Biologia em sessões de planeamento de aulas, contribuindo para discussões sobre metodologias de ensino inovadoras e auxiliando na criação de materiais educativos. Esta atividade focou-se no desenvolvimento de habilidades práticas e na capacidade de comunicar conceitos biológicos de forma eficaz.
  • Matemática:
    • Participou num programa de mentoria em Matemática, recebendo orientação personalizada e colaborando na elaboração de planos de aula e metodologias de ensino.

Miguel Soares:

• Química:
    • Participou num programa de experiência prática com professores de Química, envolvido em sessões de planeamento de aulas, discussões sobre metodologias de ensino inovadoras e criação de materiais suplementares. O objetivo foi desenvolver habilidades práticas e melhorar a compreensão dos conceitos químicos.
  • Biologia:
    • Colaborou com professores de Biologia, participando em atividades práticas, planeamento de aulas e discussões sobre metodologias de ensino, focando-se na articulação clara de conceitos biológicos.

Pedro Florindo:

• Química:
    • Participou em sessões de planeamento de aulas com professores de Química, discutindo metodologias de ensino e colaborando na criação de materiais suplementares. A experiência visou aprimorar habilidades práticas e a capacidade de comunicar conceitos químicos.
  • Biologia:
    • Envolveu-se em atividades práticas com professores de Biologia, participando em planeamento de aulas e discussões sobre metodologias de ensino, com foco no desenvolvimento de habilidades práticas e na comunicação eficaz de conceitos biológicos.

Monitorização e Apoio:

• Organização de acolhimento: Saskia May, diretora e coordenadora Erasmus+, foi responsável por introduzir e monitorizar o progresso dos participantes.
  • Organização de envio: Joaquim Vítor Pereira da Costa, coordenador Erasmus+, ofereceu suporte contínuo.

Avaliação dos Resultados de Aprendizagem: Os resultados foram avaliados através de relatórios escritos e avaliações orais de grupo, coordenadas pela escola de envio.

Reconhecimento dos Resultados de Aprendizagem: Os resultados foram reconhecidos formalmente com documentação apropriada, incluindo relatórios escritos e avaliações de grupo.

Reintegração: Após a mobilidade, os participantes foram reintegrados na escola de envio, devendo realizar atividades ou exames necessários para acompanhar o currículo.

Este resumo proporciona uma visão abrangente das atividades e objetivos do programa de mobilidade Erasmus+ para os alunos mencionados, destacando tanto os aspetos comuns quanto as especificidades de cada um.