Informações sobre a Mobilidade de Aprendizagem:

  • Campo: Educação escolar
  • Tipo de atividade: Mobilidade de aprendizagem de curta duração para alunos
  • Modo: Presencial
  • Data de início: 26/11/2023
  • Data de término: 09/12/2023

Partes Envolvidas:

  • Participantes: Ana Patrícia Pires Lopes Gonçalves, Catarina Jorge Jacinto Barroso, Dinis Landeiro Branco da Silva, Duarte José Chumbo Morcego e Inês Guerreiro da Silva
  • Organização de envio: Colégio Atlântico, Seixal, Portugal
  • Organização de acolhimento: Gesamtschule der Stadt Hemer, Alemanha

Resultados de Aprendizagem Esperados Comuns:

  1. Língua Inglesa: Aumentar a confiança e a prática da língua, melhorando a compreensão auditiva, leitura e expressão escrita.
  2. Habilidades Sociais: Desenvolver habilidades sociais em contextos estrangeiros.
  3. Resolução Prática de Problemas: Identificar e resolver problemas do quotidiano e de viagem.
  4. Motivação Escolar: Melhorar notas e reconhecer a importância dos estudos nacionais e internacionais.
  5. Dimensão Europeia: Compreender culturas e diversidade europeia.

Resultados de Aprendizagem Específicos:

  • Ana Gonçalves: Experiência de trabalho com professores de Matemática e Economia Doméstica.
  • Catarina Barroso: Experiência de trabalho com professores de Educação Física e Economia.
  • Dinis Silva: Experiência de trabalho com professores de Matemática e Educação Física.
  • Duarte Morcego: Experiência de trabalho com professores de Economia e Línguas Estrangeiras.
  • Inês Silva: Experiência de trabalho com professores de Educação Física e Economia Doméstica.

Programa de Aprendizagem e Tarefas Comuns:

1. Viagem:

  • Descrição:
    • Os alunos planearam e executaram a viagem das suas cidades natais até à nova localização, utilizando informações limitadas. Orientaram-se em um ambiente desconhecido e encontraram a rota mais adequada para chegar à escola.

2. Assistência às Aulas:

  • Descrição:
    • Durante duas semanas, os alunos participaram das aulas numa turma estrangeira, seguindo o cronograma escolar local.

3. Vida Social:

  • Descrição:
    • Os alunos foram incentivados a interagir com jovens locais da mesma idade, explorando as diferenças e semelhanças culturais.

4. Vida Cotidiana:

  • Descrição:
    • Em grupos, os alunos planearam, fizeram compras, cozinharam e cuidaram de uma casa durante duas semanas. Esta atividade incluiu a elaboração e o seguimento de um orçamento, a resolução de problemas domésticos diários e a gestão de tarefas partilhadas.

5. Cooperação:

  • Descrição:
    • Os alunos aprenderam a prevenir e resolver possíveis conflitos dentro do grupo, promovendo um ambiente colaborativo e harmonioso.

Atividades e Tarefas Específicas:

Ana Gonçalves:

  • Matemática:
    • Participou em sessões de planeamento de aulas com professores de Matemática, discutindo metodologias de ensino inovadoras e colaborando na criação de materiais suplementares para atividades em sala de aula. Esteve envolvida na articulação clara e concisa de conceitos matemáticos, promovendo um ambiente de aprendizagem eficaz.
  • Economia Doméstica:
    • Desenvolveu competências em ciências nutricionais, práticas culinárias, literacia financeira para gestão doméstica e práticas de vida sustentável. A colaboração com professores de Economia Doméstica incluiu a gestão de recursos, compreensão das dinâmicas familiares e a integração de tecnologia na gestão do lar.

Catarina Barroso:

  • Educação Física:
    • Participou em atividades práticas e colaborou com professores de Educação Física, desenvolvendo uma compreensão abrangente das metodologias de ensino da área. Focou-se no trabalho em equipa e na melhoria de habilidades relevantes, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo.
  • Economia:
    • Esteve envolvida num programa de experiência prática com professores de Economia, que incluiu a exposição a princípios económicos, refinamento de competências de comunicação e análise, e discussões sobre metodologias de ensino eficazes.

Dinis Silva:

  • Matemática:
    • Recebeu orientação personalizada de um professor de Matemática, participando em atividades de planeamento de aulas e na criação de materiais educativos. Esta mentoria visou melhorar a proficiência matemática e a confiança no uso da matéria.
  • Educação Física:
    • Colaborou com professores de Educação Física em atividades práticas, desenvolvendo uma compreensão profunda das metodologias de ensino e aprimorando as suas habilidades práticas na área.

Duarte Morcego:

  • Economia:
    • Participou em programas de experiência prática com professores de Economia, envolvendo-se em discussões sobre metodologias de ensino e desenvolvendo uma compreensão abrangente dos princípios económicos. A experiência prática incluiu o refinamento de habilidades analíticas e de comunicação.
  • Línguas Estrangeiras:
    • Teve a oportunidade de colaborar com professores de Línguas Estrangeiras, focando-se no desenvolvimento da proficiência linguística e na consciência cultural. Participou em atividades práticas de ensino de línguas, promovendo a capacidade de comunicação efetiva em diferentes contextos culturais.

Inês Silva:

  • Educação Física:
    • Participou em atividades práticas e colaborou com professores de Educação Física, desenvolvendo atividades práticas e uma compreensão das metodologias de ensino da área. Esta experiência visou melhorar o trabalho em equipa e a eficácia no ensino da educação física.
  • Economia Doméstica:
    • Envolveu-se em atividades de gestão doméstica, incluindo a elaboração de orçamentos, planeamento de refeições e práticas sustentáveis. Colaborou com professores de Economia Doméstica, adquirindo competências em literacia financeira, ciências nutricionais e integração de tecnologia na gestão do lar.

Monitorização e Apoio:

  • Organização de acolhimento: Birgit Klüter-Klein, diretora, foi responsável por introduzir e monitorizar o progresso dos participantes.
  • Organização de envio: Joaquim Vítor Pereira da Costa, coordenador Erasmus+, ofereceu suporte contínuo.

Avaliação dos Resultados de Aprendizagem: Os resultados foram avaliados através de relatórios escritos e avaliações orais de grupo, coordenadas pela escola de envio.

Reconhecimento dos Resultados de Aprendizagem: Os resultados foram reconhecidos formalmente com documentação apropriada, incluindo relatórios escritos e avaliações de grupo.

Reintegração: Após a mobilidade, os participantes foram reintegrados na escola de envio, devendo realizar atividades ou exames necessários para acompanhar o currículo.

Este resumo proporciona uma visão abrangente das atividades e objetivos do programa de mobilidade Erasmus+ para os cinco alunos mencionados, destacando tanto os aspetos comuns quanto as especificidades de cada um.